Sobre nós
A construção de um grupo dedicado em estudos ligados a gestão de serviços industriais iniciou no inicio de 2019 pelo Prof. Dr. Andrei Bonamigo. O grupo se destaca pela importância dos serviços na economia e na sociedade, bem como pela promoção de serviços sustentáveis sob a ótica econômica, social e ambiental. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Serviços – GEPES, objetiva contribuir para o desenvolvimento e gestão de serviços por meio da pesquisa ensino e extensão de modo a desenvolver o conhecimento científico para os atores que compõem o ambiente de serviços industriais, com ênfase na relação B2B. O GEPES é composto por professores e pesquisadores ligados a gestão de serviços industriais.
O GEPES está vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção (VEP) da Universidade Federal Fluminense – UFF, na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR).
Áreas de atuação
Gestão do Conhecimento: Desenvolvem estudos voltados à geração, integração, fluidez, controle e desperdícios de conhecimento entre os players que co criam valor de forma conjunta, de modo que a competitividade e eficiência seja impulsionada via plataforma de negócios. Nesse contexto, o conhecimento é considerado um recurso basilar para gerar vantagens pela cocriação de valor.
Fatores Jurídicos: Compreende estudos e pesquisas relacionadas aos fatores jurídicos nas relações empresariais e de inovações tecnológicas por meio da cocriação de valor entre múltiplos atores.
Indústria 4.0: Almeja estudar os impactos da Quarta Revolução Industrial no ambiente cooperativo entre múltiplas empresas que juntas criam valor, bem como o uso da tecnologia para impulsionar ganhos mútuos como novas formas de negócios para entregar valor baseada na Indústria 4.0.
Lean Thinking: Visa proporcionar a incorporação do pensamento Lean voltado à melhoria contínua da cocriação de valor, por meio de fluxo contínuo para a entrega de valor cocriado e mitigação de desperdícios da cocriação de valor.
Otimização de Serviços Industriais: Tem como propósito desenvolver soluções para otimização de serviços industriais, a fim de aplica-los em casos reais, resultando em patentes e publicações de alto nível. Suas principais vertentes são as métricas de performance de processos, otimização de processos e supply chain e cocriação de valor.
Gestão da Qualidade: Considera fatores de qualidade para a gestão da cocriação de valor baseado em princípios da Engenharia de Qualidade, identificação e gerenciamento de riscos no contexto de serviços B2B.
Indústria 5.0: Essa linha destaca o fator humano como elemento chave para a cocriação de valor em serviços. Nesse sentido, o elemento Pessoas é um elemento basilar para atingir patamares desejados em relação aos Processos e Tecnologias, haja vista que as pessoas criam, compartilham e usam conhecimento em suas atividades de rotina, de modo a caracterizar uma determinada cultura organizacional, valores e comportamento do indivíduo em seu contexto de atuação.
Desenvolvimento de Serviços: Pesquisas cujo objetivo é desenvolver, integrar e aperfeiçoar métodos, modelos, processos e ferramentas de suporte ao desenvolvimento de serviços utilizando conceitos que provenham um ambiente de co-criação de valor.
Nosso trabalho é um esforço constante no desenvolvimento do sistema de serviços, com o intuito de projetar, implementar e gerenciar o ciclo de vida do processo de serviço. De modo a desenvolver soluções para problemas teóricos e práticos sob a ótica da Engenharia de Serviços e outras áreas correlatas.
— Coordenador
Nossas conquistas
Objetivos do grupo
- Desenvolver pessoas de forma continuada com base no método científico;
- Impulsionar iniciativas e projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
- Disseminar o conhecimento na comunidade acadêmica e profissional;
- Contribuir para a formação de pesquisadores com olhar crítico para as demandas de Engenharia de Serviços.
- Promover e apoiar ações alinhadas ao PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF
Missão
“Prover conhecimento científico baseado nas demandas emergentes da área de serviços industriais e disseminar o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.”
Visão
“Ser referência nacional e internacional em soluções de problemas teóricos e práticos na gestão de serviços industriais por meio do desenvolvimento de pessoas”
Valores
- Respeito
- Comprometimento
- Humildade
- Inteligência emocional