Sobre nós
A construção de um grupo dedicado em estudos ligados a gestão de serviços industriais iniciou no inicio de 2019 pelo Prof. Dr. Andrei Bonamigo. O grupo se destaca pela importância dos serviços na economia e na sociedade, bem como pela promoção de serviços sustentáveis sob a ótica econômica, social e ambiental. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Serviços – GEPES, objetiva contribuir para o desenvolvimento e gestão de serviços por meio da pesquisa ensino e extensão de modo a desenvolver o conhecimento científico para os atores que compõem o ambiente de serviços industriais, com ênfase na relação B2B. O GEPES é composto por professores e pesquisadores ligados a gestão de serviços industriais.
O GEPES está vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção (VEP) da Universidade Federal Fluminense – UFF, na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR).
Áreas de atuação
Gestão do Conhecimento
Desenvolve estudos voltados à geração, integração, fluidez, controle e redução de desperdícios de conhecimento entre os players que cocriam valor de forma conjunta. O conhecimento é considerado um recurso essencial para gerar vantagens competitivas, promovendo eficiência e inovação por meio de plataformas colaborativas de negócios.
Desenvolvimento de Serviços
Foca em pesquisas que visam desenvolver, integrar e aperfeiçoar métodos, modelos, processos e ferramentas de suporte ao desenvolvimento de serviços. Utiliza conceitos voltados à cocriação de valor, buscando ambientes colaborativos e inovadores que favoreçam a excelência em serviços.
Lean Thinking
Visa à incorporação do pensamento Lean para promover a melhoria contínua da cocriação de valor. Essa área se concentra na criação de fluxos eficientes, eliminando desperdícios e maximizando o valor entregue aos clientes e parceiros por meio da colaboração.
Gestão da Qualidade
Considera os princípios da Engenharia da Qualidade para gerir e aprimorar a cocriação de valor, com foco na identificação e gerenciamento de riscos, desempenho em ambientes de serviços B2B e excelência nos processos organizacionais.
Indústria 4.0, 5.0 e 6.0
Estuda os impactos da transformação digital e tecnológica nas organizações, desde a automação e conectividade (Indústria 4.0), passando pela valorização do fator humano e da personalização (Indústria 5.0), até os avanços esperados com a Indústria 6.0, que integra sustentabilidade, inteligência artificial avançada e redes colaborativas globais. Essa área busca compreender como essas revoluções impulsionam novas formas de cocriação de valor entre múltiplos atores.
Excelência Operacional em Serviços
Dedica-se à criação e implementação de soluções que promovam a excelência nos serviços, com foco em desempenho, otimização de processos, melhoria contínua e geração de valor sustentável. Engloba métricas de performance, supply chain, inovação em serviços e aplicação prática de resultados em contextos reais.

Nosso trabalho é um esforço constante no desenvolvimento do sistema de serviços, com o intuito de projetar, implementar e gerenciar o ciclo de vida do processo de serviço. De modo a desenvolver soluções para problemas teóricos e práticos sob a ótica da Engenharia de Serviços e outras áreas correlatas.
— Coordenador
Nossas conquistas
Objetivos do grupo
- Desenvolver pessoas de forma continuada com base no método científico;
- Impulsionar iniciativas e projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
- Disseminar o conhecimento na comunidade acadêmica e profissional;
- Contribuir para a formação de pesquisadores com olhar crítico para as demandas de Engenharia de Serviços.
- Promover e apoiar ações alinhadas ao PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF

Missão
“Prover conhecimento científico baseado nas demandas emergentes da área de serviços industriais e disseminar o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.”

Visão
“Ser referência nacional e internacional em soluções de problemas teóricos e práticos na gestão de serviços industriais por meio do desenvolvimento de pessoas”

Valores
- Respeito
- Comprometimento
- Humildade
- Inteligência emocional